segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Compra da mochila ideal: dicas do especialista

 


Se você ainda não comprou a mochila do seu filho, vale a pena seguir as dicas do especialista da Nautika.


Quando chega o período de volta às aulas, os pais começam uma verdadeira maratona para dar conta de comprar todos os produtos da lista de materiais escolares de seus filhos. Um dos itens mais importantes são as mochilas. Além de ser o item mais usado pelo estudante, seu formato e características podem torná-la mais ou menos confortável. Uma escolha errada pode comprometer a saúde da coluna e a postura da criança e adolescente. 

Existem no mercado inúmeras opções que variam de modelo, preço e material. "Mochilas projetados para se adaptar à anatomia de qualquer criança ou jovem, com flexibilidade em relação ao comprimento, peso e tamanho, já estão disponíveis no mercado e são as mais indicadas", afirma o consultor da Nautika, Pedro Lacaz.

Veja algumas dicas na hora de escolher a mochila ideal para seu filho

Conforto em primeiro lugar
Ao escolher a mochila, procure modelos com estofamento e alças flexíveis que oferecem conforto. Esses itens tornam mais fácil os movimentos diários da criança ao se equilibrar, andar e correr. Nem sempre a mochila mais bonita é a melhor opção. 

Distribuindo o peso
Ao contrário do senso comum, o problema não é a quantidade de peso, mas sua distribuição na mochila e na anatomia do corpo. A Deuter - empresa especializada na fabricação de mochilas e acessórios para aventura e lazer - realizou um estudo para descobrir como o peso - inevitável na vida de estudantes - pode se tornar um aliado da saúde. Cientistas desenvolveram então modelos em que o preenchimento se encaixa de forma ergonômica e mais próxima ao corpo, distribuindo uniformemente o peso. Os testes mostraram que - isso não só evita o estresse postural e a pressão na coluna - como ajuda a formação de tônus muscular. A dica é: se o peso é inevitável, procure mochilas adequadas para isso. 

Sistema de ventilação
Algumas mochilas feitas para o dia a dia escolar já possuem um sistema próprio de ventilação que ajuda na redução do peso e proporcionam bem-estar à criança. A marca Deuter, por exemplo, integra em todos os modelos duas almofadas Airstripes, sistema especial feito de duas tiras de espuma com canais de ar e coberto por um tecido altamente respirável. O sistema foi desenhado de maneira que apenas 5% de sua superfície fique em contato com as costas do usuário. Os espaços entre a espuma formam um "efeito chaminé" que aumenta a ventilação enquanto a pessoa anda. 

Segurança 
Para crianças e jovens que costumam ir de bicicleta para a escola, já existem no mercado modelos com elementos refletivos para melhor visibilidade e segurança. Esse item deve ser levado em conta pelos pais na hora da compra

Nenhum comentário:

Postar um comentário