quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mamães :atenção para os sintomas da fadiga




Quem passou parte da infância durante os anos 80 e 90 com certeza acompanhou o seriado do Chaves, no SBT. Impossível não lembrar do carteiro "Seu Jaiminho", que sempre queria "evitar a fadiga".Parece mentira mas fadiga realmente existe e pode dificultar nossa rotina e de nossas crianças.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para as causas da fadiga, que são aquelas sensações de cansaço, preguiça, desgaste e falta de energia para efetuar certas atividades do cotidiano.Segundo o diretor do Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Samir Daher, geralmente, estes sintomas se manifestam quando o indivíduo não consegue realizar tarefas simples do dia a dia.

“É comum que os pacientes com fadiga fiquem facilmente irritados com assuntos simples. Além disso, estas pessoas costumam ficar cansadas com mais facilidade”, afirma o especialista.

Entre os fatores que podem acarretar a fadiga estão falta do repouso entre uma atividade e outra, excesso de exercícios físicos com pouco tempo de repouso, excesso de trabalho e até mesmo noites de sono mal dormidas.Outros sintomas que também podem estar ligados ao problema são as dores persistentes, depressão, anemia e insônia.O médico revela que a melhor forma de prevenção e tratamento acontece no dia a dia, com equilíbrio no trabalho, nos relacionamentos pessoais e boas noites de sono.Samir recomenda ainda que os pacientes procurem um especialista, caso os sintomas persistam.

“É importante estar atento aos sintomas. Caso eles continuem após seis meses, pode ser diagnosticado como fadiga crônica”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário