quinta-feira, 15 de maio de 2014

Shampoo certo para cada tipo de cabelo

Para manter o cabelo com a textura adequada, com fios saudáveis e fortes, é importante prestar atenção na escolha do shampoo. Seja para uso diário ou para tratamento especial, é preciso tomar cuidados para não prejudicar seus cabelos. Confira abaixo quais são os produtos corretos para cada tipo de fio.


Cabelos normais
Os shampoos indicados são aqueles que não agridem o couro cabeludo e hidratam, deixando os óleos naturais do cabelo equilibrados. Pode ser considerado um shampoo coringa por não ser usado para tratamentos específicos e nem prejudicial.

Cabelos oleosos
Caso seus cabelos precisem de mais lavagens por dia, pode ser necessário o uso de shampoos com base em solventes especiais que removem a oleosidade. Para não deixar os fios secos demais, é aconselhável eventualmente lavar a cabeça com shampoos para cabelos normais, que podem hidratá-los e equilibrá-los naturalmente.

Cabelos grisalhos
Os grisalhos tendem a se tornar amarelados com o tempo. Usar shampoos com base na cor violeta pode neutralizar essa ação que se dá pela oxidação de alguns pigmentos nos cabelo. No entanto, cuidado com exageros, caso seja feito o uso constante de shampoos na cor roxa, o cabelo pode ficar com traços dessa cor. O indicado é, pelo menos duas vezes por semana, usar um shampoo para cabelos normais.

Cabelos ressecados
Shampoos hidratantes são as opções perfeitas. Eles deixam os cabelos e o couro cabeludo em condições ideais contra o ressecamento. Mas atenção: caso seu cabelo seja normal ou oleoso, o uso de shampoos hidratantes pode deixar as fibras capilares muito pesadas, o que causa um efeito negativo.

Cabelos finos
A cutícula externa do fio de cabelo, que, olhada em um microscópio, se assemelha à uma escama, é o que pode dar mais volume as cabelos finos. Para isso, os shampoos que aumentam a quantidade de água retida nos fios e levantam as cutículas são os mais indicados. É aconselhável também usar um bom condicionador, já que os cabelos finos são frágeis.

Anti-queda
Considerados comuns, os shampoos anti-queda podem ser usados no dia a dia e estimulam as raízes dos cabelos, ajudando também no espessamento dos fios. Algumas loções podem incrementar a ação anti-queda dos shampoos e também são indicadas.

Anti-caspa
Antes de usar um shampoo para dar fim à caspa, é necessário confirmar se realmente essa a é situação do seu cabelo. Em alguns casos, o stress e outros fatores podem contribuir para o problema. Como alguns shampoos anti-caspa são muito fortes e agressivos para o couro cabeludo, não são indicados para uso diário.

Anti-resíduos
Quando o uso de modeladores, ceras e outros produtos de finalização são constantes nos cabelos, usar um shampoo anti-resíduos até duas vezes por semana é recomendado. Com poder de limpeza intenso, ele também pode ser usado em condições normais até uma vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário