quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto educacional para economizar água em São Paulo



Whirlpool Latin America e Cultura Sustentável criam projeto para ensinar crianças e adolescentes a economizar água. O projeto “Economizando Água Lava-Louças Brastemp” será aplicado em 12 escolas da rede pública e particular da capital paulista, de fevereiro a maio de 2014. A campanha deve atingir mais de 8 mil crianças. A ideia é alertar sobre atitudes sustentáveis que devem ser praticadas no dia a dia, como o uso consciente da água.

Segundo relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), dois terços da população mundial em 2025 não terá acesso à água potável se nada for feito para evitar a escassez. “O objetivo maior dessa ação é levar educação ambiental. Pretendemos despertar a responsabilidade dessas crianças, que são o futuro do nosso planeta, alertando-os sobre a escassez da água. Com essa atitude esperamos prolongar a fonte mais rica e indispensável da humanidade e quem sabe aumentar em anos a previsão feita pela ONU", explica Ana Carolina Xavier, diretora da Cultura Sustentável. 

A iniciativa conta com três ações que serão realizadas dentro dos colégios para crianças a partir de três anos: apresentação da peça teatral “A água que fugiu do lago”, oficinas de educação ambiental com entrega de cartilha, ecobag e toy art e workshop aos professores também sobre educação ambiental. Neste contexto, a lava-louças, eletrodoméstico que consome até seis vezes menos água do que a lavagem manual do mesmo volume de pratos, talheres, copos e outros utensílios, é um exemplo de item que promove o consumo consciente.

“A Whirlpool busca, continuamente, desenvolver soluções com impacto ambiental reduzido. Isto permeia todo o ciclo de vida dos eletrodomésticos que criamos. A lava-louça é um exemplo de como tecnologia, design e inovação dos produtos que levamos para casa influenciam diretamente a mudança de hábitos”, afirma Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, dona da marca Brastemp.

Por entender o poder que a criança tem em reproduzir, modificar e implantar novas práticas, esta ação tem a finalidade de incentivar a preservação do meio ambiente, investir na informação e na educação desse público específico, para ampliar o seu campo de conhecimento, bem como a prática de ações sustentáveis no dia a dia. 
Desta forma, a criança passará a ser um grande agente multiplicador dentro e fora de casa, levando conhecimento e disciplina aos seus familiares, expandindo por todo o convívio social, seja na escola, na prática esportiva ou com os amigos, transformando os locais e a maneira de agir das pessoas. 
O projeto é uma realização da Whirlpool Latin América, dona da marca Brastemp, e Cultura Sustentável em conjunto com as Secretarias do Estado do Meio Ambiente e Municipal de Educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário