terça-feira, 15 de outubro de 2013

Crianças na Rede: todo cuidado é pouco









Atualmente proibir uma criança de acessar a Internet é quase que impossível.
A geração atual nasceu conectada e não fazer uso desta riquíssima ferramenta é o mesmo que não fazer parte deste mundo.
Porém, tenho algumas ressalvas quanto à exposição demasiada nas redes sociais...
Tenho um perfil para contato com amigos e familiares e para divulgação do Sempre Belezinha, mas minhas publicações são restritas (tem como restringir até entre os amigos) e adiciono quem realmente quero manter algum vínculo.
 Não é porque tenho um Blog é que exponho minha intimidade para o mundo. Nem aqui no SB  coloco dados meus,do meu filho e de minha família. Fora isso não acho sadio ficar avisando a todos oque fiz ou deixo de fazer-isso é extremamente perigoso pois pessoas de má índole existem em qualquer lugar  (sem contar que o Blog não é sobre minha vida).
Uma revista da UFRJ publicou um artigo alertando sobre o risco dos adolescentes que só vivem na realidade virtual: na Internet são extrovertidos,tem um milhão de amigos quando na realidade deixam de sair,se divertir e são extremamente fechados.
O que aconteceu com Paris Jackson, ilustra a condição dos jovens de hoje.Na rede 10.000 "amigos",sim porque ali eles te amam,te adoram mas na realidade e na hora da necessidade querem te ver longe...
A Revista Marie Claire de setembro também publicou uma matéria falando sobre redes sociais e sobre a histeria que causa nelas: as pessoas vivem dependentes de compartilhar TUDO oque fazem
Uma mãe, citava a filha, que aos 10 anos quis fazer um perfil, sendo que "teoricamente" só é permitido que se faça aos 13 anos...Mas e daí,oque fazer???
Conversar, conversar,orientar e servir de exemplo...
Será que todo mundo que acessa seu perfil de fato quer seu bem?
 E as fotos publicadas podem parar nas mãos de um pedófilo, os dados pessoais  nas mãos de bandidos?
Nós pais e professores devemos mostrar a eles quais as vantagens e riscos da rede, e mostrar a eles que a vida acontece fora dela também.
Este site pode ser de grande ajuda a todos nós http://www.internetresponsavel.com.br/
Aí vocês encontrarão dicas de como agir, perigos,boas maneiras,lista de sites interessantes...
Todos podem aproveitar a Internet,mas todo cuidado ainda é pouco...
Kisses and Hugs
Tati

Nenhum comentário:

Postar um comentário