segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cuidados com a postura





Toda vez que vejo algo sobre o assunto me lembro de minha mãe dizendo: "menina olha o ombro" ou só de me olhar e mostrar (movimentando seus ombros)como eu deveria me colocar...
Isso me seguiu e segue até hoje, é natural que ao longo do dia cansados os ombros caiam ou nos sentamos de qualquer maneira(aí aparece a voz da minha mãe:olha a postura rsrsrsrsr)...
Segundo o Fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira, da Clínica Lituânia este é um erro que pode causar diversos danos psicológicos e até estéticos.
"“Os principais exemplos desses vícios de postura são: passar horas trabalhando em pé ou em uma longa fila de salto alto, por exemplo, resultando em dores nas pernas e na coluna lombar; Durante as aulas na faculdade/colégio ou no trabalho, com o passar das horas, a pessoa tem o costume de se “ajeitar” na cadeira de uma maneira mais confortável, onde sua coluna fica extremamente desalinhada, provocando dores localizadas e resultando em uma má postura com o passar do tempo; Durante um intenso trânsito, o motorista declina o banco mais do que deveria e sua coluna cervical passa a “reclamar” por não ser a posição ideal e confortável para a direção do automóvel, por ser projetada para frente; A bolsa ou mochila, carregada costumeiramente em só um dos ombros com o peso além do permitido, provoca além das dores nos ombros e na coluna, as já conhecidas escolioses, que é a nomenclatura utilizada para denominar esses desvios posturais”, ressalta o fisioterapeuta. 

O fisioterapeuta deu ainda algumas dicas espertas que vocês, leitores do Sempre Belezinha lerão a seguir...

Sentado por um longo período, como, por exemplo, no trabalho, escola ou faculdade: o ideal é manter as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados no chão, a cabeça erguida e com olhar fixo para frente. Os ombros devem ficar relaxados e os joelhos devem ficar em ângulo de 90 graus em relação aos quadris. 

Em pé: o peso do corpo deve ser distribuído entre ambas às pernas. Os pés devem ficar apoiados no chão e voltados para frente. A cervical deve estar alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Caso permaneça um longo período na mesma posição, repousar alternadamente um dos pés sobre um objeto.

Bolsas e mochilas: evitar sobrecarregar um lado só do corpo com o peso de mochilas e bolsas. As alças da mochila devem ser apoiadas nos dois ombros. Já as bolsas e sacolas devem ter o peso dividido nas duas mãos.

Trânsito: o motorista que passa horas no congestionamento ou vai pegar estrada por um longo período, deve manter as costas reta e apoiada no encosto do banco, este com uma angulação de 75 graus e as pernas semi-flexionadas.

Caminhadas e corridas: na hora de realizar caminhadas e corridas é essencial manter as costas retas, o abdome contraído, a cabeça erguida com olhar fixo para frente. O calçado deve ser leve, sem salto e adequado para praticar esportes.

Hora de dormirImportante evitar dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração. A melhor postura é deitar-se de lado, com um travesseiro  entre a cabeça e o ombro formando um ângulo de 90 graus entre eles, e outro entre as pernas, formando um ângulo de 75 graus.

Doresdores nas costas, ombros, pescoço, cabeça e irradiações para os membros, indicam que seu problema postural atingiu um nível de atenção grave, pois sua musculatura está enfraquecida e cedendo a  má postura. Importante, então, procurar um fisioterapeuta especializado em RPG e realizar uma avaliaçãopara que possa ser traçado um tratamento específico desses sintomas. Carlos Eduardo Junqueira, Fisioterapeuta da Clínica Lituânia
                                                 http://www.clinicalituania.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário