sexta-feira, 15 de março de 2013

Artigo:15 de março-Dia da escola





A escola como espaço para desenvolvimento integral do ser humano
Depois da família, a escola é a principal instituição na formação humana. Por sua importância social, o dia 15 de março foi instituído como o Dia da Escola. A passagem da data comemorativa configura-se, portanto, como um momento oportuno para resgatarmos o sentido dessa instituição e ampliá-lo para além do conceito a que estamos habituados.
Tradicionalmente, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal como informal. É neste ambiente que as crianças aprendem a interagir com as pessoas e a respeitar o próximo, bem como a desenvolver suas próprias aptidões. A escola sempre foi vista sob dois prismas: educar e instruir.
Educar é socializar, ensinar as boas maneiras e as regras de civilidade, ética e convivência. Já instruir significa transmitir saberes e desenvolver competências. Juntos, educação e instrução, formam o cidadão lúcido, crítico, responsável e autônomo, pronto a se socializar e a participar do processo de construção da sociedade.
Até hoje a escola encontra-se moldada por essas duas concepções. Por isso, tem um papel fundamental na manutenção e preservação da sociedade.
Mas, para além de ser o espaço por excelência da educação e da instrução, a escola deve ser também o espaço para expressão da afetividade. Por isso, é papel do professor transmitir afeto para os educandos e estimular a sua manifestação, pois por meio da troca se desenvolve o sentido da amizade, do carinho, do companheirismo, da paixão pela vida e da alegria pelas conquistas e realizações. E pode ajudar a lidar com os sentimentos e emoções negativas, que atrapalham o convívio social e trazem infelicidade.
A escola é um espaço não apenas para o desenvolvimento da mente e do cérebro, mas também de formação integral do ser humano, onde o indivíduo se forma holisticamente, integrando razão e emoção, corpo e alma.
É nesse sentido que a prática desportiva se insere no contexto escolar. Não como mero culto ao corpo e à competição individualista, mas sim como uma oportunidade para também desenvolver aspectos afetivos.

 A escola é um espaço para a formação holística do ser humano, integrando razão e emoção, corpo e alma.




Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário