sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mamães:cuidado com o sol no Carnaval



Muitas de vocês aproveitarão os dias de folia para levar os pequenos para praia,piscina, mas como protetoras que somos não podemos nos esquecer de certos cuidados com a pele da criançada não é???
Pensando nisso,a  Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Estado de São Paulo (SBD-RESP) lançou no início do ano a Campanha "SOL, AMIGO DA INFÂNCIA"um projeto de ação social, educativo e preventivo, que visa educar crianças em idade escolar sobre os riscos da exposição solar inadequada e os hábitos saudáveis de proteção no dia a dia.
Para alcançar o público infantil a SBD-RESP contou com o apoio do cartunista Maurício de Sousa, que desenvolveu o gibi A PELE E O SOL com a TURMA DA MÔNICA, contando uma história que visa conscientizar a criançada sobre a importância da proteção solar, ensinando sobre as camadas da pele e como ela é atingida pela exposição em excesso, além de orientações sobre como se proteger, o melhor horário para se expor ao sol, entre outras informações, tudo de forma muito divertida e lúdica.
Foram produzidos 500 mil exemplares dos gibis nessa primeira etapa da Campanha e o material será distribuído nesse carnaval de forma gratuita para as crianças e suas famílias que usarem as balsas do Guarujá e São Sebastião no Estado de São Paulo. A partir da semana que vem a distribuição começa nos pedágios de algumas das estradas administradas pela Ecovias como a Anchieta e Imigrantes.
Em paralelo quase 7 mil dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia em todo o Brasil receberão várias unidades do Gibi e material da Campanha para distribuírem entre seus pacientes nos Hospitais, clínicas dermatológicas e serviços públicos. 
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer da pele é o tumor que mais atinge os brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos no país. Por isso a importância de indicar a exposição solar segura na infância, já que é de conhecimento dos especialistas, que a exposição solar excessiva, nessa faixa etária, é um fator particularmente significativo no risco futuro de desenvolvimento do câncer da pele.
"A exposição solar inadequada na infância constitui o semear da doença da pele na vida adulta e na terceira idade, incluindo desde alterações estéticas relacionadas ao envelhecimento precoce da pele, até aos seus efeitos mais graves e com risco de morte, como os cânceres da pele." - explica o idealizador do projeto, Dr. Paulo Ricardo Criado, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-RESP e dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.O objetivo da Campanha é educar nossas crianças para um comportamento de exposição solar saudável e consequentemente envolver suas famílias e cuidadores nestes conceitos de exposição solar adequada. A criança consciente hoje será o adulto saudável de amanhã.
Mamães: então coloquem na mala o protetor solar indicado pelo pediatra de seus filhos e Aproveitem o Carnaval!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário