sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cuidados na gravidez:diabete gestacional






A gravidez é um momento muito especial na vida de todas as mulheres. Um momento em que devemos nos cuidar em dobro mentalmente e fisicamente. A alimentação deve receber atenção especial, sem exageros (devido ao aumento de peso) mas sem grandes dietas pois o bebê tem como fonte de vitaminas tudo oque ingerimos.
O Pré Natal é importantíssimo pois com o acompanhamento médico podemos garantir um parto tranquilo e acompanhar o desenvolvimento da criança e prevenir algumas doenças bem como diagnosticá-las a tempo de se evitar um mal maior. Um dos grandes problemas que afeta 14% das gestantes é a diabete gestacional,um grande aumento de açúcar no sangue devido aos hormônios da gravodez que impedem a insulina de cumprir seu papel fazendo com que aumentem os níveis de glicose.O desenvolvi da doença começa no meio da gravidez entre a 24ª e 28ª semana e pode ser constatada por meio de um teste oral de tolerância a glicose. Por isso a importância do acompanhamento médico,alimentação equilibrada e prática regular de atividade física. Mas quais os sintomas da diabete gestacional???
Segundo Ana Miriam Gerbara,educadora da Associação Nacional de Assistência ao Diabético e coordenadora do curso de extensão da Universidade Gama Filho, as gestantes devem estar atentas aos seguintes fatores:

- Histórico familiar de diabetes;- Excesso de peso antes da gravidez;- Apresentar hipertensão;- Idade superior aos 25 anos ao engravidar;- Apresentar líquido amniótico em excesso.
- Sede em excesso;- Infecção fúngica;- Perda de peso (mesmo com o aumento do apetite);- Visão turva;- Cansaço;- Vontade de urinar com mais frequência.

                                                Ana Miriam Gebara, da Universidade Gama Filho                                                



Segundo Ana Miriam algumas gestantes podem não apresentar sintoma algum,por isso a importância da realização do Pré-Natal. Caso a diabete não seja tratada corretamente pode causar sérios danos ao feto em desenvolvimento como o nascimento de bebês gigantes ou até mesmo a morte deste antes do parto.
Então meninas, fiquem de olho na saúde!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário