quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Volta às aulas: lanche saudável




 A primeira preocupação que temos quando nossos filhos nascem é a de alimentá-los. A amamentação, seja natural ou artificial é o começo de uma das maiores responsabilidades de todos os pais:alimentação adequada para cada fase de vida da criança.
É assunto comum hoje na vida de todos nós os casos de crianças obesas ( semana que vem trarei uma entrevista com um especialista no assunto).Tanto que  Michelle Obama, primeira dama dos Estados Unidos lançou a campanha "Let's Move" ou " Vamos nos mover", tamanha preocupação com o aumento de diagnósticos.
Porém em casa conseguimos ter controle do que nossos pequenos comem e até mesmo incluir na rotina deles (mesmo que a contragosto) alimentos saudáveis. Escolas públicas e algumas particulares fornecem os lanches das crianças e contam com a ajuda de pais e nutricionistas na elaboração do cardápio. Só que uma tentação chamada cantina sempre chama a atenção da criançada e dos adolescentes com seus doces,salgados,frituras e afins, atrapalhando assim todo o trabalho feito em casa.
Então,qual seria a solução adequada???
O Blog Sempre Belezinha conversou com a Nutricionista do CEJAM ( Centro de Estudos e Pesquisas Dr João Amorim)Maria Carolina Marrano, que nos deu algumas orientações super bacanas sobre  como preparar o lanche das criançada.
" O uso de uma lancheira térmica conserva bem os alimentos que devem estar separados de bem acondicionados. E as bebidas devem ser transportadas em garrafas térmicas",afirma a nutricionista.
Segundo Maria Carolina,  o lanche escolar é de extrema importância para a garotada e deve ser composto de 4 itens básicos: líquidos,fibras,carboidratos e proteínas.
A profissional ainda citou alguns deles para nos ajudar no preparo da lancheira. Anotem ai:


Fibras: frutas em geral ( se possível sempre variar)

Líquidos :suco natural,água de coco.

Carboidrato : pão integral,de forma,sírio,broa de milho,bolos sem recheio ou cobertura.

Proteína : queijos,iogurte


Ela ainda alerta sobre a inclusão de alimentos com grande quantidade de sódio,açúcar e gordura como bolachas recheadas,salgadinhos,refrigerantes,chocolate e outras guloseimas que existem por aí.
Agora é só preparar as lancheiras e bom recreio!!!


2 comentários:

  1. Este assunto é mega importante também. Eu me preocupo e muito com a alimentação da minha filha.
    Não sei se você conhece este filme http://www.muitoalemdopeso.com.br/ondever.html
    vale a pena assitir e divulgar.
    bjocas
    Dani

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    1. Este filme é ótimo...É bom mesmo compartilhar essas informações pq o resultado de uma má alimentação pode aparecer na adolescência...
      Beijão Dani!

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