quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Férias: dicas para curtir os últimos dias com os pequenos





Já vi em redes sociais muitas lamentações do tipo: "só uma semana de paz", " tudo que é bom dura pouco", "tá acabando o sossego"...
Tenho certeza que vocês ouvem isso em casa também....
Foi pensando nisso que o Educar para Crescer, um movimento educacional criado pela Editora Abril e apoiado pelo Ministério da Educação foi ouvir especialistas e trazer para mamães opções de lazer que fujam do "trio calafrio":tv,computador e videogame.
Segundo a psicopedagoga Tânia Ramos Forturna, o segredo está em não sobrecarregar as crianças de compromissos, e programar viagens, passeios culturais, visitas aos amiguinhos e afins, mas sem lotar os dias de seu filho a ponto de nunca deixá-lo sozinho e livre para escolher o que quer fazer. "As crianças não são senhoras de seu tempo e, hoje, acabam às vezes escravizadas até pelo prazer, com tantas idas a lanchonetes, cinema e festinhas. Os pais podem e devem co-responsabilizar os filhos por suas férias, perguntando a eles o que querem fazer", complementa Tânia, que é coordenadora do curso de extensão "Quem quer brincar?", da Universidade Federal do Rio Grabisrande do Sul. A especialista ainda cita a importância de atividades que podemos fazer junto de nossos filhos como um passeio ao parque ou a prática de jogos coletivos.
Uma ótima opção para os dias de chuva porque não levá-los até a cozinha...Além de divertido eles aprendem a fazer alguns de seus pratos favoritos(vejam a receita de um brigadeirão aqui mesmo).
Vejam a seguir as dicas do Educar para Crescer e os comentários da blogueira aqui (em azul)...

1) Diversão em família: As férias são uma boa oportunidade de a criança conviver com os parentes e ter novas experiências e aprendizados (que tal pegar as fotos antigas e contar histórias de familiares??? Oportunidade para que conheçam mais sobre suas origens)
2) Diversão na vizinhança: Nada de TV, as crianças podem aprender muito mais nas férias ao explorar a vizinhança (um passeio pelo bairro pode render boa conversa sobre conservação das calçadas,limpeza,cidadania...)
3) Diversão com seus filhos: Sugestões de atividades e brincadeiras para aproximar você de seus filhos (lembram aquele jogo que cartas que rabisca o rosto todo com batom???Pode render risadas e uma bela foto...)
4) Diversão com os livros: Como fazer com que os livros também façam parte das férias sem que a leitura se torne tarefa chata ( depois de contar uma história transformá-la em uma peça e filmar os pequenos em seus papéis...Vale usar a imaginação no figurino e depois assistir)
5) Diversão à moda antiga: Esconde-esconde, corre-cotia, passa-anel... Lembra as brincadeiras da sua infância? Elas são ótimas para tirar as crianças da frente da TV! ( movimentar sempre é bom...quando crianças dormíamos em paz depois de um dia de brincadeiras...)
6) 10 brinquedos eletrônicos que as crianças adoram: De laptop infantil a globo interativo, de sudoku a minimesa de música: idéias para fazer a alegria da garotada ( estar por dentro do que  gostam também ajuda na aproximação com o universo deles)
7) 10 brinquedos que você pode fazer: Pipa, cinco marias, pé de lata... como fazer brinquedos artesanais para as crianças ( recorte e colagem com base em história pode ser divertidíssimo)
8) Como aprender em Viagens: dicas para transformar uma viagem em diversão e aprendizado em família ( traçar uma rota em um mapa pode ser super legal e educativo)
9) 14 dicas para aproveitar uma visita ao zoológico: Descubra como você pode fazer seu filho se divertir e aprender sobre meio ambiente no zoológico (conhecer os bichos,hábitos,características)
10) 10 maneiras de aproveitar um dia no parque ou na praça: Dicas espertas para quem vai passar as férias com as crianças em sua própria cidade ( leia o caderno de cultura do jornal com seu pequeno e com ele escolha a programação de vocês)
11) Guia para levar as crianças ao teatro: Um guia completo para você e seu filho se divertirem e aprenderem antes, durante e depois do espetáculo (pode render muita conversa boa...)
13) 8 dicas para aproveitar uma ida a um centro histórico: Saiba como juntar diversão e conhecimento em um passeio pra lá de educativo em sua própria cidade ( conhecer a história da cidade é compreender a própria história e saber de muitas curiosidades)
14) 7 dicas para aproveitar uma ida ao planetário: Olhar o céu - ou uma projeção dele - pode ser uma experiência ótima para ter com os filhos ( para começar procurar as constelações numa noite estrelada já pode ser muito gostoso)
Vejam as dicas completas no sitewww.educarparacrescer.com.br e aproveitem esse finzinho de férias
Kisses and Hugs

Nenhum comentário:

Postar um comentário